Sobre nós
Sala de imprensa
O Andbank, entidade especializada na banca privada, doou, pelo segundo ano, os dividendos do fundo Andbank Microfinance Fund à Fundación Fero, num montante que ascendeu a 38 871,93 euros, algo superior aos 15 000 euros doados no ano anterior. Este fundo de taxa fixa, que investe em microcréditos em países em desenvolvimento, foi promovido em colaboração […]
O Andbank, entidade especializada na banca privada, doou, pelo segundo ano, os dividendos do fundo Andbank Microfinance Fund à Fundación Fero, num montante que ascendeu a 38 871,93 euros, algo superior aos 15 000 euros doados no ano anterior. Este fundo de taxa fixa, que investe em microcréditos em países em desenvolvimento, foi promovido em colaboração com a sociedade de gestão BlueOrchard.
No ato de entrega do cheque representativo, estiveram presentes Ruben Ventura Masip, Diretor Científico da Fundación FERO e Nuria Rocamora Pujol, Responsável de Marketing Global e RSC do Grupo Andbank.
O Andbank Microfinance Fund tem um duplo objetivo filantrópico: por um lado, investe em ativos socialmente responsáveis, como os microcréditos para empreendedores em países em desenvolvimento e, por outro, destina 80% dos ganhos ao desenvolvimento de projetos de ONG selecionadas, enquanto os restantes 20% são repartidos pelos titulares de participações.
Este donativo vem juntar-se a inúmeras colaborações que o grupo tem tido com a Fundação Fero. Desde o início da sua colaboração, em 2014, o grupo já deu mais de 500 mil euros para ajudar a investigação. O grupo colabora em muitas das atividades levadas a cabo pela fundação: é patrocinador da gala de beneficência de Barcelona desde há mais de 5 anos tendo, além disso, patrocinado várias galas de beneficência em Madrid, para além de ter colaborado na comercialização de pulseiras solidárias no âmbito de outras atividades.
Nuria Rocamora Pujol destaca: “O cancro tornou-se um dos principais problemas de saúde social da nossa sociedade atual e, por este motivo, a luta contra esta doença converteu-se no nosso objetivo estratégico a nível da responsabilidade social. Neste sentido, estamos convencidos da importância de investir em investigação translacional e fazemo-lo com a ajuda da Fundación Fero, que colabora com investigadores e centros de primeiro plano onde quer que estejam, e estamos muito felizes por poder trabalhar com eles desde há mais de 5 anos.
A Fundación Fero é uma entidade pioneira na promoção da investigação oncológica translacional em Espanha. Rúben Ventura, o seu diretor científico, sublinha: “Desde que foi fundada, 100% dos donativos de particulares e de empresas como o Andbank são destinados aos projetos de investigação que consideramos que irão ter um maior impacto na sociedade.
Todos os anos, as bolsas de investigação são atribuídas no decurso de um jantar de beneficência, que este ano completou o seu 10.º aniversário e que contou também com o patrocínio do Grupo Andbank.
A primeira edição da Bolsa FERO em Investigação Oncológica Translacional teve lugar em 2009 e o projeto premiado foi uma investigação contra a família de tumores do sarcoma de Ewing, liderada pelo Dr. Jaume Mora, Chefe de Oncología Pediátrica do Hospital maternoinfantil Sant Joan de Déu (Barcelona).
Desde o seu nascimento, a Fundación Fero investiu mais de 14 milhões de euros na investigação, dos quais 1,3 milhões correspondem a bolsas. A entidade financiou mais de 50 projetos de investigação translacional e estabeleceu colaborações com mais de uma dezena de centros de investigação de excelência a nível nacional.
Sobre a Fundación Fero
A Fundación Fero é uma fundação privada dedicada a impulsionar a investigação contra o cancro. A entidade, fundada em 2001 pelo Dr. Josep Baselga, aposta na investigação translacional, um modelo baseado na transmissão de resultados da investigação básica à investigação básica à clínica, permitindo aos doentes beneficiar de forma mais rápida dos avanços científicos contra o cancro. A fundação apoia, entre outros, do Centro de Cancro da Mama do Hospital Vall d’Hebron e do Vall d’Hebron Instituto de Oncología (VHIO), uma instituição de referência a nível internacional no campo da oncologia.
Graças ao financiamento de doadores particulares e empresa colaboradoras, a fundação pôs em marcha numerosos laboratórios de investigação oncológica, promoveu projetos de investigação que estão a dar grandes resultados, financiou a aquisição de vários equipamentos de laboratório e, desde 2009, atribuiu 16 das suas prestigiosas bolsas a jovens investigadores. No total, financiou mais de 14 milhões de euros em ciência de excelência, apoiando os melhores centros de investigação do país, entre os quais o VHIO (Vall Hebron Institut d’Oncologia) em Barcelona ou o CNIO (Centro Nacional de Oncologia) em Madrid.
Para mais informações: www.fero.org